quarta-feira, 4 de maio de 2016

ÓLEOS ESSENCIAIS E A ESPIRITUALIDADE

ÓLEOS ESSENCIAIS
A base da Aromaterapia é a utilização com fins terapêuticos de Óleos Essenciais que são substâncias extraídas das folhas, cascas, rizomas, caules, sementes e resinas de plantas aromáticas. São formas altamente concentradas de energia herbácea e representam a força vital da plantas. Tratam a pessoa holisticamente, fortalecendo o físico, equilibrando a mente e as emoções e despertam a espiritualidade.Os princípios ativos contidos nos óleos essenciais atuam sobre nossos sistemas linfáticos, imunológico, digestivo, cardiovascular, respiratório e geniturinário. No nível psicológico, os óleos essenciais, podem influenciar positivamente as nossas emoções e o nosso comportamento. Por isso podem auxiliar no tratamento de casos psicossomáticos, stress, depressão, falta de libido, enxaqueca, insônia, irritação, medo, ansiedade, dificuldade de concentração e outros. Fortalecem o físico, atuam no plano mental como estimulante ou calmante, trazem paz para os sentimentos, equilibrando as emoções e elevam a consciência do ser humano para o nível da espiritualidade. Através de seu precioso aroma eles tocam nossa alma para fazermos o contato com nossa espiritualidade.
Usados em banhos, massagens, difusores (rechaud), vaporizadores e sprays de ambientes.

PROPRIEDADES HOLÍSTICAS DE ALGUNS ÓLEOS ESSENCIAIS:


ALECRIM

Estimulante circulatório, dos nervos e mental. Ordena os pensamentos e aumenta a concentração. Benéfico para a fadiga do coração, eleva a pressão arterial e elimina a letargia. É um óleo que anima, alegra, combate a apatia e a melancolia. "Como erva das recordações", ajuda-nos a relembrar nosso padrão verdadeiro. O campo de força de luz azul violeta produzido pelo alecrim confirma sua reputação dos tempos antigos como protetor psíquico e para ajuda no desenvolvimento da "Visão Interior". Estimula a sensibilidade e reaviva o espírito. Estimulante geral. Revigora a auto-estima. Recomendado para pessoas que se julgam inúteis e vítimas diante do mundo, fugindo sempre de novos desafios.




BERGAMOTA -  

De efeito sedativo, acalma os estados emocionais; indicado para quando se está em estado de choque ou histérico. Encoraja a libertação de sentimentos contidos, que muitas vezes conduzem não apenas a depressão, mas a insônia, ansiedade e mudança brusca de humor. Trata- se também de um maravilhoso óleo antidepressivo. É um dos óleos mais indicados para ajuda em situações de doenças relacionadas ao stress físico e emocional. O aroma cítrico e doce deste óleo faz as pessoas mais alegres, eleva e inspira; por suas qualidades estimulante e equilibradora, é um óleo bastante indicado para combater a depressão, apatia, ansiedade e o stress. Seu perfume penetrante e definido pode auxiliar na recuperação do controle emocional. Ele encoraja o repouso relaxante de uma noite de sono.
CIPRESTE - Óleo terreno e restaurador dos nervos, compatível para pessoas desequilibradas com esgotamento nervoso, devido à falta de estabilidade. Atua muito bem na depressão, esquecimento e amnésia devido ao medo. Alivia a ira, previne a mágoa, desgosto e a oscilação de humor. Promove aprendizado com confiança e força. Concede proteção quando em fases de mudanças com sentimentos de insegurança; garante equilíbrio e serenidade. Útil para pessoas de todas as idades. O Cipreste é associado com a passagem da alma em presença divina. Traz conforto para quem fica do lado oposto. É o grande consolador; Promove aceitação em caso de perdas físicas, traz paz interior e pureza no coração.
EUCALIPTO -  Revitalizante e estimulante de todo o sistema nervoso central. Age beneficamente em exaustão nervosa e perda de energia. Por sua ação libertadora, age no nível mental, com grande habilidade para conceder abertura quando se tem a mente muito fechada, permitindo, com isto, a libertação de pensamentos obsessivos, que muitas vezes consomem grande parte de nossa energia, causando o stress mental. Acalma e conforta o coração, dissolvendo amargura e ressentimento, dando liberdade para a alma. Ajuda a dissipar melancolia. Limpa do inconsciente, sentimentos estagnados, que freqüentemente podem nos tornar limitados. Possibilita a obtenção de maior liberdade, para novas experiências na vida. Desobstrui o caminho para a chegada do novo. Regenera e abre a mente e o coração, Seu aroma cria um sentimento de expansão e paz. Trabalha o medo expressar nossos verdadeiros sentimentos e pensamentos.
GERÂNIO - Indicado para pessoas que racionalizam os sentimentos. Ajuda na reconexão dos sentimentos e o desenvolvimento da sensibilidade emocional, trazendo relaxamento espontâneo. Oferece a capacidade do despertar da comunicação intima, tornando a pessoa capaz de perceber o quão importante é poder dar-se e expressar-se verdadeiramente. Trata-se de um fortalecedor de energia vital. Reunindo sentimentos de calma, força e segurança, torna-se benéfico para ansiedade crônica e aguda, particularmente quando houver exaustão nervosa, devido ao stress por excesso de trabalho. O Gerânio fornece um poderoso óleo, ideal para trabalhadores perfeccionistas, sem imaginação e intuição. Ajuda estas pessoas a aprender a ouvir e confiar em sua voz interior. Também abre o coração e deixa fluir o Amor universal. Protege contra forças negativas. Trabalhando na área dos sentimentos, oferece paz e tranqüilidade.
JUNIPERO - Purificador mental, limpa as vibrações negativas que acumulamos de outros. Liberta pensamentos obsessivos, quando a mente esta confusa e agitada. Bom para pessoas que estão expostas em contato com grande público ou para aqueles que convivem com poucas pessoas, porém são muito exigentes emocionalmente. Fortalecedor quando há fadiga mental e muita ansiedade, causada por conflitos de sentimentos e fortes emoções. Considerado como erva do sol, é benéfica para aquecer o coração. Este óleo traz paz e sabedoria, ajuda-nos a reconhecer quais são as emoções que mais nos prejudicam. Dá tranqüilidade para que nos tornemos mais observadores de nós mesmos.
LAVANDA - Sua fragrância concede sentimento de liberdade interior. Agindo firmemente na psique, remove indecisões e toda espécie de conflitos emocionais, acalmando estados conturbados e incontroláveis; traz moderação e sentimento de racionalidade, fortalece a consciência com serenidade e nobreza. Encoraja-nos a libertarmos sentimentos contidos tais como: irritação, raiva e mágoa, que se dissipam tranquilamente, sem causar grandes sofrimentos. Também liberta medos que impedem a expressão do ser verdadeiro. Bom para pessoas tímidas com grande senso criativo, mas que não conseguem expressar-se. Podemos chamar a Lavanda de mãe ou avó dos óleos essenciais. Permite-nos pureza de pensamento e humildade; faz homens gentis e mulheres fortes.
LARANJA - De efeito sedativo no sistema nervoso central. Tem ação de libertar, estimular e ensinar. Sua maior qualidade é a de dissipar a depressão e trazer alegria para as nossas vidas. Estimula-nos quando estamos aborrecidos e nos torna flexíveis quando estamos egoístas. É um óleo maravilhoso para ser usado quando levamos tudo muito a sério e esquecemos de sorrir. Seu óleo regenera quando nos sentimos tensos, nervosos e retraídos. Transmite calor, alegria e refrescancia. A laranja é impregnada com a energia da luz solar, traz inovação e regeneração. Abre o coração e traz vitalidade. Combate depressão, desesperança, medo, obsessão e tristeza.
LIMÃO -  Clareia os pensamentos e concede concentração. Em fases de grande confusão mental, ajuda-nos na tomada de decisão com tranqüilidade e certeza de que estamos no caminho certo. Sua ação mais importante, a nível mental, refere-se ao estimulo do poder de concentração. O limão é sempre recomendado em difusores, na mesa de pessoas que executam trabalho intelectual. Ajuda a encontrar luz em situações dúbias. Faz a meditação mais profunda, pois acalma a mente. Bom para pessoas irritadas. Traz ânimo, jovialidade e senso de humor.
MANJERONA –  Acalma a ansiedade; promove tranqüilidade para toda forma de agitação mental. Ajuda a emergir da mente o confronto que está retido na memória. Útil em casos onde o cansaço é alternado pela tensão ou é caracterizado pela ansiedade e insônia. Unifica o corpo físico com a mente consciente, na meditação. Acalma os nervos; é um "equilibrante" por natureza. Tem efeito sedativo sobre as emoções; atenua a tristeza pela perda ou separação; assim como a solidão. Oferece conforto emocional. Ajuda no despertar da intuição.
MENTA - Seu aroma estimula e acalma, eleva e suaviza; sua fragrância pode nos prover de muitas de nossas necessidades. Quando estamos letárgicos e pensamos que tudo está perdido, a menta nos energiza, coloca-nos em contato com nosso eu interior, o divino que habita em nós. Concede-nos compreensão tranquila para o mental. É excelente para desbloquear emoções que estão represadas, principalmente da raiva. Pode acalmar estados de choque e histeria. Ajuda na auto-aceitação, promove a expansão de consciência do divino no ser humano. Atua para aliviar fadiga mental, depressão, nervosismo e stress.
OLÍBANO - Relaxante e antidepressivo seu aroma acalma a mente. Sua fragrância protetora proporciona tranqüilidade, aceitação e entendimento. Por seu efeito relaxante, seu uso é benéfico para momentos de confusão ou de dificuldades. Desde a antiguidade é usado para restaurar a fé e o equilíbrio da vida pessoal. Por seu efeito de elevar e aliviar a mente, auxilia a conexão com o "Eu Superior", através da meditação e da abertura do chakra da coroa. No dia-a-dia, alivia estados de agitação mental e dissipa o medo. Seu aroma proporciona uma noite de sono relaxante. O óleo de Olíbano é tido como aprofundador da respiração, podendo ser útil para quando se está sofrendo de "aperto" no peito. Este é um verdadeiro óleo protetor, que envolve-nos com o perfume dos deuses. Atua muito alem do campo áurico.
SÁLVIA - Por sua ação marcante no sistema nervoso é excelente para tratar todo e qualquer tipo de depressão, incluindo a pós-parto. Acalma e elimina o pânico, a paranóia e histeria. Desenvolve a força interior e confiança. Traz grande alívio quando houver tensão nervosa, onde a mente está obsessiva e os pensamentos estão descontrolados. Encoraja pensamentos calmos e bons sentimentos. Ajuda a restaurar o equilíbrio dos nervos; por sua ação sedativa ele traz bem-estar. Boa para pessoas que alimentam sentimento de vingança. Seu aroma de qualidade almiscarada, terrena e doce reflete sua capacidade de manter a mente equilibrada renovando a confiança, vivificando os sentidos, dissipando ilusões, restaurando a clareza ecoada por seu nome. Sua fragrância herbácea desenvolve lucidez e libera a inspiração represada no corpo vital, permitindo que ela volte a fluir, tornando-nos mais criativos em nossas atividades. Seu aspecto afrodisíaco se dá pelo fato de controle fundamental do stress e por exercer efeito positivo na fertilidade masculina e feminina.
SÂNDALO - Estimula o sistema nervoso central, dispersa a ansiedade e depressão. Conforta, trazendo relaxamento ao sentimento de euforia. Oferece paz e serenidade profunda. Seu aroma doce e balsâmico acalma a agressividade descontrolada, que pode conduzir ao colapso nervoso, resultando dor de cabeça, insônia e tensão nervosa. Diminui a tirania do intelecto. Traz equilíbrio para sentimentos possessivos, ajudando ao desenvolvimento do perdão. Coloca-nos em contato com nossa fonte criativa. Traz-nos para o presente, ensina-nos a vivermos no aqui e agora. Seu aroma está capacitado para ajudar-nos na integração do corpo, alma e espírito.
TEA TREE – Revigora a mente, especialmente para pessoas fisicamente delicadas que lutam não apenas com problemas físicos, mas sofrem o sentimento do medo da perseguição e da morte, o que pode facilmente exacerbar as doenças crônicas. Age basicamente contra o medo da enfermidade e da morte. Encoraja a força para enfrentar as adversidades sofridas no corpo físico. Traz-nos confiança para seguirmos a orientação Superior.
YLANG YLANG - Atua fortemente no sistema nervoso central para tratar do stress mental. Muito eficaz para dor de cabeça proveniente de tensão. Bastante recomendado para dificuldades psicológicas e emocionais, especialmente conectadas à falta de confiança. Ajuda amenizar o medo e encorajar atitudes relaxadas. Valioso por atenuar situações estressantes que causam irritação, impaciência e ansiedade. Dissipa e suaviza sentimentos carregados de raiva, decorrente da frustração. Cria sensação de paz e bem-estar. Este óleo ampara e conduz a paixão e o Amor, despertando a sensualidade. Sua energia unificadora e quente nos ajuda quando estamos em busca de nós mesmos. Ajuda quando há desordem sexual de origem emocional, acalma o coração, diminui a respiração permitindo o relaxamento e o desenvolvimento da sensibilidade em relação aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário